HIIT X AERÓBICO CONTÍNUO, QUAL O MELHOR EXERCÍCIO?

Pode não parecer, mas são exercícios diferentes e isso por si só já faz com que a comparação seja complicada. Outro ponto é que os experimentos que já foram feitos comparando os dois exercícios não usaram pessoas semelhantes e nem as mesmas intensidades de exercícios. Dificultou mais ainda.
Para saber qual exercício é melhor ou pior é preciso fazer uma perguntinha básica: melhor para o quê? Os exercícios podem promover resultados diferentes. Quem quer ficar com os braços fortes e musculosos não vai conseguir pedalando, certo? Pedalar e fazer exercícios com peso para os braços são ambos exercícios e nem por isso podem ser comparados.
Mas falando do HIIT (high-intensity interval training) e do aeróbico contínuo, as comparações são difíceis se não estipularmos uma meta.
Então vamos comparar os dois exercícios com relação ao emagrecimento primeiro. O HIIT mostra maior aderência dos participantes porque é menos monótono e porque teoricamente é feito por menos tempo devido a sua alta intensidade. Assim, este seria mais interessante porque as pessoas tendem a continuar fazendo os exercícios por mais tempo. Mas, ao mesmo tempo as pessoas que estão muito acima do peso têm muito mais dificuldade em fazer e atingir a frequência cardíaca que o HIIT exige. Acabam fazendo um exercício intervalado de intensidade não tão alta e então, um menor resultado será alcançado. Ocorre também que se a pessoa não fizer exercícios que preparem as articulações, músculos e ligamentos, poderá ter lesões e o treino terá que ser interrompido. Ambos diminuem os lipídios (gorduras) circulantes, melhoram a ação da insulina e trazem melhora cardiorrespiratória.
Se por outro lado o objetivo for se tornar um corredor ou ciclista, tanto o HIIT quanto o contínuo deverão fazer parte do treinamento. Cada um deles em aspectos diferentes, irá contribuir muito para a melhoria do desempenho. Há muito tempo que o intervalado de alta intensidade, que entre os corredores é chamado de tiro, faz parte dos treinos assim como os contínuos de curta (mas nem tanto) e longa distância, o famoso “longão”.
A verdade é que fazer exercícios, seja qual for, é sempre muito bom. Cada um tem um gosto e o importante é você achar o que você gosta de fazer. Esse é meu trabalho. Orientar você dentro das suas características, possibilidades e objetivos. Me envie uma mensagem e vamos encontrar o melhor exercício para você.