Não, correr não é para todos!

Você acha que praticar corrida é a maneira mais fácil de começar a se exercitar? Se pensa assim, você se enganou. A corrida é uma das atividades físicas que mais precisa de preparo. Infelizmente muitas pessoas iniciam a pratica da corrida, correndo. Sem antes analisar o seu peso, a sua pisada, a sua passada e tantas outras coisas necessárias. Você tem músculos suficientes para suportar o impacto?
Durante uma corrida o nosso peso é constantemente “jogado” sobre cada uma das nossas pernas de forma alternada e constante. A forma como isso ocorre aumenta muito a carga e sem dúvida irá sobrecarregar os joelhos, os tornozelos e a coluna vertebral. Isso quando falamos de articulações, mas também temos a sobrecarga muscular, pois são os músculos os responsáveis por nos locomover.
Se você estiver acima do peso ideal e com pouca força muscular tudo se torna mais grave. E, mesmo assim, muitas pessoas iniciam a prática da corrida para emagrecer. Sim, o emagrecimento irá acontecer, mas em pouco tempo as lesões começam e a única saída é interromper as corridas.
As lesões podem ser mais ou menos graves e dessa forma permanentes ou curáveis. Isso realmente não importa porque lesão não é bom nunca e pode levar a pessoa ao sedentarismo novamente. Então por que não começar da forma correta?
Se você vai construir uma casa, chama um engenheiro e ou um arquiteto. Se você vai viajar, planeja a viagem e toma todos os cuidados para que tudo ocorra bem. Se vai comprar móveis procura uma boa loja. Mas se vai se exercitar começa sozinho? Sem orientação? Acho que não seria a melhor forma de obter sucesso.
Os profissionais da área do esporte e do exercício são as pessoas que podem evitar que lesões ocorram e podem levar você ao alcance do seu objetivo. Valorize seu corpo, cuide de você.