POR QUE MENTIMOS PARA NÓS MESMOS?

Quantas vezes por dia você mente para você mesmo? Se você respondeu que não faz isso, pode contar uma! Sim, parece incrível, mas todos fazemos isso. Um grande amigo e professor de farmacologia me ensinou que a diferença entre as “enfermidades psicológicas” e a sanidade é a intensidade dos sintomas, porque os sintomas todos nós temos em algum grau.
Isso quer dizer que esconder certas verdades de nós mesmos é uma forma de proteção, uma forma de evitar o estresse. Porém, deixar de ver a realidade e se esconder nas próprias mentiras pode trazer consequências muito ruins.
Com relação ao que comemos isso acontece com muita frequência. A maioria das pessoas que eu acompanho para emagrecimento tem duas formas de responder as minhas perguntas. Uma começa com: “Mas é que...” e a outra começa com: Não comi...” E eu sei que é mentira. Mentirinha branca você pode estar pensando. E eu vou dizer que não. Talvez esta seja o pior tipo de mentira. Aquela que nos tira da realidade e nos impede de prosseguir rumo ao nosso objetivo.
Assumir a responsabilidade pelas atitudes, inclusive com relação ao fato de que você é livre para escolher a sua alimentação, traz uma grande liberdade e um grande alívio. Essa atitude pode mudar sua vida, acredite nisso. Se para você está difícil, complicado busque ajuda. Pode ser um amigo uma amiga ou ajuda profissional. O acompanhamento de um Health Coach poderá ajudar muito.
Dra. Ivani Manzzo
Exercise Physiologist & Health Coach